O Cine Concerto Central do Brasil chega ao público como uma experiência inédita no cenário cultural brasileiro, unindo cinema e música ao vivo em uma homenagem a um dos filmes mais importantes da história do país. Idealizado pelo diretor e produtor musical Anselmo Mancini, o projeto exibe na íntegra o longa Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, com todos os diálogos e efeitos sonoros originais, enquanto a trilha sonora é executada ao vivo por uma orquestra.
![]() |
| Créditos divulgação |
A apresentação conta com a participação especial do compositor Antonio Pinto, responsável pela trilha original do filme, que assume o piano durante o concerto. A regência, concepção e direção são de Anselmo Mancini, à frente da Orquestra ALMAI, formada por músicos de destaque da cena instrumental brasileira.
Para viabilizar a execução ao vivo da trilha sonora em perfeita sincronia com o filme, Mancini desenvolveu um sistema original de sincronização, com mídia exclusiva para performance, monitoração em vídeo para músicos e maestro e um songbook próprio contendo todas as obras musicais transcritas de forma idêntica à edição presente no longa. Com isso, o espetáculo se tornou o primeiro cine concerto realizado no Brasil a partir de um filme sonoro nacional, com material técnico disponível para execução por orquestras de qualquer parte do mundo.
Além da inovação técnica, o projeto se destaca pelo reconhecimento artístico. O Cine Concerto Central do Brasil já contou com a participação dos compositores da trilha original, Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum, e foi tema de reportagens em veículos de grande alcance, como Jornal Nacional e Bom Dia São Paulo, da TV Globo, além de entrevistas na Rádio Eldorado e Cultura FM, e notas na Folha de S.Paulo, Revista Veja, Catraca Livre e IstoÉ.
A repercussão levou o espetáculo a ultrapassar fronteiras. Anselmo Mancini recebeu convites para apresentar o projeto em festivais internacionais, como o MATE Festival 2024, em Coimbra, e o LABRFF 2025, em Los Angeles, maior festival de cinema brasileiro fora do país. Em 2025, o Cine Concerto também integra a programação cultural do Ano Brasil–França, com concertos e masterclasses no Conservatoire de Dugny, em Paris.
Com duração de 1h55, o Cine Concerto Central do Brasil reafirma a força do cinema nacional e propõe uma nova forma de vivenciar uma obra consagrada, unindo memória, inovação e emoção em um espetáculo singular.
SERVIÇO
Cine Concerto Central do Brasil
30 de Janeiro ás 20h00
https://bileto.sympla.com.br/event/111421/d/341575
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Dicas do Dia e CareUp

Comentários
Postar um comentário