Após sucesso em São Paulo, exposição "Em Busca de Hansik" leva a gastronomia coreana para Niterói

Após uma temporada de sucesso em São Paulo, a exposição Em Busca de Hansik expande suas fronteiras e chega a Niterói (RJ) para uma temporada no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A mostra gratuita estará aberta ao público de 16 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026 e tem como objetivo levar a gastronomia coreana (Hansik) para mais públicos pelo país, promovendo um mergulho nas tradições milenares que conectam a cultura alimentar da Coreia do Sul à brasileira.

Créditos Junwon Park

A iniciativa em Niterói é uma realização do Centro Cultural Coreano no Brasil em parceria com a Editora Melhoramentos e com a jornalista Ana Claudia Guimarães e conta, ainda com apoio da Prefeitura de Niterói, da Fundação de Arte de Niterói e do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

A exposição é baseada no projeto editorial e fotolivro Coreia do Sul: Cores & Sabores, escrito pelo crítico e escritor gastronômico Carlos Eduardo Oliveira. Através de imagens captadas pelo fotógrafo Junwon Park durante uma imersão no país asiático, a mostra convida o visitante a uma viagem sensorial, explorando não apenas os pratos, mas a essência de um povo através do paladar.


Um mergulho na cultura através do sabor

A cultura coreana, impulsionada globalmente pela literatura, cinema, séries e música pop, tem instigado o mundo a conhecer melhor a Coreia do Sul. A exposição aproveita esse momento para aprofundar essa conexão.

"Os K-dramas abriram o apetite do brasileiro para a Coreia do Sul, e a culinária é, sem dúvida, uma das nossas expressões culturais mais fortes. Esta exposição é uma oportunidade valiosa de aprofundar a conexão que o público já iniciou pelas telas", afirma Cheul Hong Kim, diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil.

A mostra destaca que a relação dos sul-coreanos com a boa mesa tem muito em comum com a dos brasileiros: a fartura, o afeto, a sustância e o compartilhamento de receitas de geração em geração. Além das fotografias que retratam desde a comida de rua até refeições fartas e mercados locais, a exposição traz painéis explicativos sobre os pilares da cozinha coreana e a riqueza dessa gastronomia milenar.


Sobre o livro

O fio condutor da exposição é o livro Coreia do Sul: Cores & Sabores. Na obra, o autor Carlos Eduardo Oliveira relata, em crônicas, seu percurso visitando restaurantes, produtores e cantinhos escondidos em busca das joias da hansik. E seus achados foram inúmeros: comida de rua, bebidas, doces, refeições fartas, lanches rápidos, alimentos para o corpo e a alma — todos revelando a riqueza dessa gastronomia milenar.

Doce, salgado, ácido, agridoce, untuoso, suculento: os sabores se desdobram em hábitos e costumes, em maneiras únicas de celebrar a alimentação e sua potência em nos nutrir de forma real e simbólica.

O volume conta ainda com 18 receitas explicadas passo a passo, incluindo clássicos como o kimchi (conserva de acelga), tteokbokki (massa de arroz com molho picante) e bibimbap (arroz com carnes e vegetais).


Sobre o CCCB

O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) é uma instituição oficial do governo da República da Coreia, vinculada ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo. Sediado na Avenida Paulista, o espaço promove a cultura coreana no Brasil por meio de uma programação gratuita e diversificada, que inclui exposições, mostras de cinema, apresentações musicais e cursos de língua e de artes tradicionais. Com uma biblioteca de cerca de 3.700 livros e parcerias com instituições acadêmicas, o CCCB se consolidou como um dos principais pontos de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Serviços

Exposição Em Busca de Hansik em Niterói

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Endereço: Campo de São Bento, Portão 2, entrada pela Rua Lopes Trovão

Data: de 16 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026

Horários: de terça a sexta, das 10h às 18h; finais de semana e feriados, das 9h às 14h

Entrada: Gratuita (sujeita à lotação local)

Classificação: Livre


Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Dicas do Dia, CareUp e Dr. Fábio Henrique

Comentários