São Paulo Escola de Dança abre inscrições para cursos regulares profissionalizantes com duração de dois anos

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abre processo seletivo de estudantes para os Cursos Regulares, com duração de dois anos e carga horária total de 1600h. As inscrições são realizadas pelo site da SPED, na sessão dos Cursos Regulares, até 26 de novembro.

Inscrições online pelo site da São Paulo Escola de Dança. Foto: Wagner Freitas, Arquivo SPED

Este edital oferece vagas para estudantes iniciarem seus estudos na SPED em um dos quatro cursos disponíveis: Dança e Performance, Teatro Musical, Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico e Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporâneo. As aulas proporcionam conhecimento técnico e artístico em suas modalidades. Assim, ao se formar, é possível requerer o DRT (Registro Profissional de Dança).

Para se inscrever, é necessário ter a partir de 16 anos e ensino médio completo ou estar cursando. Os Cursos Regulares são profissionalizantes, por isso é exigido experiência prévia na modalidade pleiteada. O ato da inscrição exige documentos que demonstrem a trajetória em dança, uma carta de intenção e outros materiais.

Durante a formação dos Cursos Regulares, são oferecidas diversas atividades complementares, como ressalta Inês Bogéa, diretora artística e pedagógica da SPED. “Nós organizamos intercâmbios culturais, audições para oportunidades profissionais, entre muitos trabalhos que mostram aos estudantes as possibilidades do cenário da dança. Queremos oferecer uma formação completa aos participantes”, afirma.  


Conheça os cursos

As turmas são divididas em dois períodos: matutino, das 8h às 12h; e vespertino, das 13h30 às 17h30. O curso de Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico está disponível apenas no período vespertino.

Dança e Performance: engloba aulas práticas e teóricas sobre performance, explorando diferentes qualidades de movimentos e formas de expressão, além da pesquisa sobre o corpo na cena. 

Teatro Musical: provê treinamento dos três pilares artísticos que estruturam o teatro musical - dança, canto e atuação. Com remontagem de obras, os estudantes trabalham a criatividade e elaboram espetáculos. 

Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico: abrange conteúdo relacionado a técnicas de dança clássica, como a consciência corporal, a expressividade e a musicalidade, trabalhando habilidades de executar movimentos de forma precisa, controlada e segura.

Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporânea: incorpora técnicas de dança moderna e contemporânea na exploração de possibilidades de movimentação e improvisação, desenvolvendo consciência corporal, ritmo e expressividade.


Etapas do processo seletivo

As inscrições homologadas serão divulgadas no site da SPED no dia 28 de novembro e na semana seguinte será aplicada uma prova de redação, vivência-prática e entrevista.

Das vagas, 20% estão previstas para população negra, indígena e para pessoas em vulnerabilidade social. É necessário ter registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para acessar a reserva de vagas. Os aprovados serão divulgados no dia 5 de dezembro e terão três dias para efetivar a matrícula. As aulas terão início em 2 de fevereiro, após uma semana de acolhimento na escola.


Serviço

Inscrições abertas para os Cursos de Regulares no site da SPED até 26 de novembro

Duração dos cursos: 2 anos

Carga horária: 1600h


Cursos:

Dança e Performance

Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico (apenas vespertino) 

Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporâneo

Teatro Musical


SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.


DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna 'Dança em Diálogo'. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic's Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.


Press release by ASSOCIAÇÃO PRÓ-DANÇA – ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo


Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Dicas do Dia, CareUp e Dr. Fábio Henrique

Comentários