Instituto Cervantes recebe exposição “Sopro de Luz”, de Mary Carmen Matias

O Instituto Cervantes, localizado na Avenida Paulista, amplia sua programação artística em fevereiro ao receber a exposição “Sopro de Luz”, da escultora Mary Carmen Matias, que explora a combinação entre materiais de vidro e aço, que, apesar de suas naturezas opostas, se encontra em equilíbrio nas composições apresentadas. A mostra ocupa o espaço expositivo da instituição entre os dias 9 e 27 de fevereiro, reafirmando o compromisso de Cervantes com a promoção da arte contemporânea e o diálogo entre diferentes linguagens artísticas.

Mary Carmen Matias - Foto: Divulgação

Com entrada gratuita, o Instituto Cervantes se transforma em um ambiente de contemplação e reflexão, onde esculturas de grande porte dialogam diretamente com a arquitetura e a luz natural do espaço. Em “Sopro de Luz”, Mary Carmen Matias propõe uma reflexão sensível sobre contrastes: transparência e solidez, fragilidade e resistência, proteção e liberdade. O aço surge como estrutura e abrigo, enquanto o vidro, translúcido, deixa a luz atravessar as obras, criando diferentes percepções conforme o olhar e a localização do público pelo ambiente.

A relação da artista com os materiais atravessa toda a sua história. Segundo Mary Carmen Matias, “na minha trajetória artística, eu sempre tive como objetivo materiais transformar rígidos em algo mais flexível. Trabalhei com o metal e percebi que o que me rodeava eram muitas pedras. Foi aí que tive a ideia de fazer o caminho das pedras, juntando a pedra com algo que eu já conhecia, que era o metal. E agora, na exposição no Instituto Cervantes, eu também tive a ousadia de promover o encontro de dois materiais: do metal com o vidro.”

As esculturas, algumas com até 1,5 metro de altura, ocupam o térreo do Instituto Cervantes e constroem um percurso visual que valoriza tanto o trabalho do artista quanto o espaço expositivo. A curaria de Denise Mattar contribui para a leitura poética da mostra, destacando o caráter contemporâneo e simbólico das peças.

Mary Carmen Matias é uma artista plástica espanhola radicada em São Paulo, com sólida formação humanística e atuação expressiva na escultura e na pintura. Seu trabalho se destaca pela liberdade criativa e pela pesquisa de materiais como bronze, aço, mármore e vidro. Ao longo da carreira, realizou 13 exposições individuais com curadores de nomes como Jacob Klintowitz e Denise Mattar, além de integrar 34 exposições coletivas em espaços de referência, entre eles o MUBE e o Memorial da América Latina.


Serviço:

Exposição: Sopro de Luz – Mary Carmen Matias

Local: Instituto Cervantes – Av. Paulista, 2439 – São Paulo (SP)

Período: 9 a 27 de fevereiro

Horário: segunda a sexta, das 10h às 19h

Entrada: gratuita

Entradas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/exposicao-sopro-de-luz--de-mary-carmen-matias/3301833


Press release by Agência Guanabara


Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Dicas do Dia e CareUp

Comentários