Homenagem ao circo itinerante e as palhaças latinoamericanas, A Cavaleira faz curta temporada no Sesc Belenzinho

O espetáculo infantojuvenil do grupo Bota Fulô, com direção de Vini Silveira, estreia no Sesc Belenzinho no dia 6 de setembro de 2025. As apresentações são gratuitas e acontecem no Átrio, também conhecido como “Piso de Vidro" da unidade. 

Créditos: Igor Franco

Com dramaturgia de Ricardo Martins e Vini Silveira e os atores Bruna Alves, Jackson Gleizer e João Bastos (que também assina a trilha original da peça) no elenco, A Cavaleira propõe uma homenagem ao circo itinerante e as palhaças latinoamericanas.

“Sob uma perspectiva contemporânea, a peça flerta com o teatro popular, borrando algumas normas, clichês e ousando uma narrativa distinta. A estética monocromática propõe um estranhamento poético, a condução do narrador suspende e modifica o fluxo da história (assim como Miguel de Cervantes fez em ‘O Homem de la Mancha’), e a força feminina da protagonista aclama a eterna palhaça Jujuba (Julieta Hernández). Na busca por um teatro acessível e democrático, A Cavaleira acredita que o segredo está no jogo, na imaginação e na perseverança”, conta o diretor da montagem.


Sinopse 

Quando uma grande empresa compra o terreno do circo, Palafita e Massapê ficam, ao mesmo tempo, sem lar e sem ofício. Inspirados pelas aventuras de Dom Quixote - e guiados pelos acordes do narrados - os dois embarcam em uma jornada para recuperar o que parece estar perdido.


Histórico do espetáculo

Em 2024, o espetáculo A Cavaleira foi produzido de forma independente pelo Grupo Bota Fulô, com apoio do IBT – Instituto Brasileiro de Teatro. A estreia aconteceu no segundo semestre e, desde então, a obra integrou a programação de diversos espaços culturais, festivais e unidades do Sesc, tanto na capital quanto no interior do estado de São Paulo. O espetáculo já foi apresentado no Centro Cultural Santo Amaro, no Sesc Campo Limpo, Sesc Campinas, Sesc Birigui, Sesc Pinheiros e Sesc 24 de Maio, além de ter realizado uma temporada no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo. Também participou da circulação do Circuito SP de Cultura, promovido pela Prefeitura de São Paulo, ampliando sua presença em diferentes territórios da cidade. Essa trajetória reafirma o reconhecimento da obra e a potência do trabalho do Grupo Bota Fulô.

O espetáculo foi selecionado no Edital de Chamamento – SESI Artes Cênicas | Arte-Educação – Espetáculos para a Rede Escolar SESI-SP, para realizar apresentações em escolas do interior nos meses de setembro e outubro. Além disso, estão confirmadas quatro apresentações no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, nas seguintes datas:

01/11/2025 – 16h00 – Centro Cultural FIESP

15/11/2025 – 16h00 – Centro Cultural FIESP

22/11/2025 – 16h00 – Centro Cultural FIESP

29/11/2025 – 16h00 – Centro Cultural FIESP


Ficha técnica: 


Direção: Vini Silveira

Dramaturgia: Ricardo Martins e Vini Silveira

Elenco: Bruna Alves, Jackson Gleizer e João Bastos

Trilha sonora original e composições: João Bastos

Preparação vocal: Raissa Bueno

Preparação corporal: Bruna Alves

Iluminação: Camilla Puertas

Técnico de som: Adriano Almeida

Figurinos: Allan Ferc

Cenários e adereços: Jackson Gleizer e Flora Ainá

Objetos cênicos: PalhAssada Ateliê

Fotografia: Igor Franco

Design gráfico: Siro Honório

Produção: Grupo Bota Fulô



A Cavaleira, com Grupo Bota Fulô

6 a 28 de setembro de 2025 às 16h

Sábados e domingos 

Sesc Belenzinho: Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho

Área: Átrio

Ingressos: Grátis

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos 


Press release by Pombo Correio Assessoria de Comunicação 




Comentários