Comemorações dos 34 anos de independência da Armênia incluem solenidade na Prefeitura e projeção especial na Fiesp
A Embaixada e o Consulado Honorário da Armênia e a UGAB Brasil (União Geral Armênia de Beneficência) celebram, junto à comunidade, os 34 anos de independência da República da Armênia. Serão duas iniciativas culturais e institucionais realizadas na cidade nos dias 21 e 22 de setembro.
| Praça da República, em Yerevan, capital da Armênia |
No dia 21 de setembro, data oficial da independência, a Fiesp prestará homenagem ao povo armênio com a projeção da bandeira nacional e de obras do artista Aram Poladian, muralista paulistano de terceira geração da diáspora no Brasil. Em suas criações, ele mistura referências da cultura de seus antepassados ao universo urbano contemporâneo, conectando tradição e modernidade. As imagens poderão ser vistas no edifício da Fiesp, na Avenida Paulista, das 18h às 20h.
No dia seguinte, 22 de setembro, às 10h30, será realizada uma solenidade no hall da Prefeitura de São Paulo com a presença de autoridades armênias. Entre elas, o embaixador Armen Yeganian e a cônsul honorária Hilda Diruhy Burmaian, além de representantes do poder público brasileiro.
A cerimônia também marcará a abertura da exposição “Armênia Viva – História, Cultura, Educação e Tradição de um Povo Milenar”, com 20 fotografias do armênio Davit Hakobyan, que já atuou como fotógrafo presidencial e hoje cobre o Parlamento do país. Com carreira internacional e exposições em cidades como Yerevan, Moscou, Estocolmo, Nova York e Buenos Aires, o artista apresenta seu trabalho no Brasil pela primeira vez. A mostra gratuita ficará aberta ao público até 3 de outubro, no horário de funcionamento da Prefeitura.
O presidente da UGAB Brasil, Avedis Markossian, ressalta a importância da data: “Celebrar a independência da Armênia é reafirmar a força de um povo que, mesmo diante de tantos desafios históricos, preserva sua identidade, cultura e valores. Essa é também uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços com o Brasil.”
O embaixador Armen Yeganian reforça: “É uma honra compartilhar este momento com os brasileiros e a comunidade armênia de São Paulo. A independência simboliza a resiliência e a esperança de um futuro de paz e prosperidade para o país e para todos os seus cidadãos espalhados pelo mundo.”
As iniciativas reforçam o papel da cultura e da diplomacia como pontes de união entre os povos, aproximando a comunidade armênia de seus descendentes no Brasil e do público em geral.
SERVIÇO
Projeção na Fiesp com artes de Aram Poladian – 34 anos de Independência da Armênia
Data: 21/09/2025
Horário: 18h às 20h
Local: Edifício da Fiesp (Avenida Paulista, 1313, São Paulo – SP
Exposição “Armênia Viva – História, Cultura, Educação e Tradição de um Povo Milenar”, de Davit Hakobyan
Hall da Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15
Funcionamento: de 22/09 (a partir das 12h) a 03/10, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Gratuito
Sobre a UGAB Brasil
A União Geral Armênia de Beneficência (UGAB) é a maior organização mundial armênia sem fins lucrativos fundada em 1906 por Boghos Nubar, com o objetivo de preservar o patrimônio armênio através de programas educacionais, culturais e humanitários. Operando em 31 países e 74 cidades, com sede em Nova York, a UGAB impacta 500 mil pessoas anualmente e realiza diversas iniciativas, incluindo apoio a escolas, bolsas de estudos, programas humanitários e culturais. No Brasil, a UGAB foi fundada em 1964, dedicando-se à ajuda aos necessitados, à preservação da cultura armênia e à educação, com um foco contínuo na benemerência. A organização é liderada por uma diretoria jovem desde 2016, comprometida em atrair jovens e implementar novas ideias enquanto mantém os valores fundamentais da UGAB.
Press release by UGAB
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Dicas do Dia e CareUp
Comentários
Postar um comentário