CAIXA Cultural São Paulo apresenta o evento Cosmogonias

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 07 a 22 de junho, o projeto Cosmogonias, com curadoria de Kaká Werá. Por meio de diálogos, expressões artísticas e reflexões, a iniciativa propõe um espaço de troca e reconhecimento, onde os saberes indígenas são celebrados em sua diversidade e força ancestral. O evento é uma realização do Instituto Academia Cultura, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Créditos: MAR+VIN

O programa é composto por seis vivências, duas oficinas de arte indígena e a exposição “Encantados", que reúne uma série de obras de artes indígenas formada por esculturas, fantasias e materiais ritualísticos que representam seres mitológicos.

O projeto faz um mergulho nas cosmovisões dos povos originários, trazendo à luz saberes ancestrais que ecoam na contemporaneidade. Dentre os convidados estão Márcia Kambeba, Cristino Wapichana, Tainá Marajora, Auritha Tabajara, além de representantes das aldeias guarani e tukano, vozes que dialogam com a ancestralidade, o território, a resistência, a vivência cultural e as diferentes formas de pensar, sentir e existir.

“No contexto atual, à medida que sociedades indígenas reivindicam espaços e voz, suas cosmovisões ganham mais reconhecimento e relevância, ajudando a construir um mundo mais plural, inclusivo e consciente. A forma como esses saberes dialogam com a contemporaneidade demonstra que identidade cultural não é algo estático, mas um tecido vivo, em constante transformação e reafirmação", afirma Kaká Werá, idealizador e curador do projeto.


Ambiente:

A cenografia do espaço, concebida por Thaísa Kleinubing, propõe uma ambientação que remete ao aconchego de uma aldeia, um espaço sagrado, com estruturas de bambu e palha trançada, folhas e chão de terra batida. O cenário convida o público a ficar descalço e sentir os pés na terra, numa experiência sensorial de reconexão com a natureza e aprendizados.

Cosmogonias é a primeira ação do Movimento Caipora, projeto multidisciplinar com direção artística de Felipe Sassi, que reúne experiências e vivências artístico-culturais com o propósito de promover a visibilidade e a proteção das culturas ancestrais indígenas. As cosmogonias indígenas são narrativas que atravessam o tempo, moldando identidades, fortalecendo laços comunitários e revelando uma visão de mundo intrinsecamente conectada à terra, aos ancestrais e aos ciclos da natureza.


Oficinas e vivências:

Na quarta-feira (11), ocorre a Oficina de Grafismo Indígena, com Auritha Tabajara, a partir das 14h30. Serão disponibilizadas 30 vagas para jovens e adultos. E na quarta-feira (18), será realizada a Oficina de Filtro dos Sonhos, com o Coletivo Kari, também a partir das 14h30, com 30 vagas para público de todas as idades. As inscrições gratuitas para as duas atividades serão realizadas no local, 30 minutos antes do início.

A participação nas Vivências será organizada por ordem de chegada, de acordo com o limite de lotação do espaço. Confira a programação e horários, abaixo.


Kaká Werá:

É escritor, educador, terapeuta e empreendedor social, descendente do povo tapuia e acolhido pela comunidade guarani. Fundador do Instituto Arapoty, atua há mais de 30 anos na valorização dos saberes indígenas e desenvolve projetos que unem tradição e contemporaneidade. Com mais de dezesseis livros publicados no Brasil e no exterior, é autor dos premiados A Terra dos Mil Povos e Menino-Trovão. Seu título mais recente é Tekoá – Uma Arte Milenar Indígena para o Bem-Viver (2024).


Projetos da Seleção CAIXA Cultural:

O projeto Cosmogonias foi selecionado na Seleção CAIXA Cultural – Programação 2025, uma iniciativa longeva e transparente da CAIXA que, por meio da programação de seus espaços culturais, promove a circulação da produção cultural pelo Brasil. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar"; isto é, a viver a cultura como ação e movimento, em comemoração aos 45 anos desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília. A iniciativa teve tanto sucesso que se espalhou pelo país, chegando também em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Recife. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).


PROGRAMAÇÃO OFICINAS


Oficina Grafismo Indígena com Auritha Tabajara 

Data e Horário: Dia 11/06 (quarta) às 14:30 horas

Público-Alvo: jovens e adultos

Duração: 120 minutos

Vagas: 30

Inscrições: Início de distribuição de vagas 30 minutos antes

Atividade Gratuita


Oficina Filtro dos Sonhos com Coletivo Kari 

Data e Horário: Dia 18/06 (quarta) às 14:30 horas

Público-Alvo: todas as idades

Duração: 90 minutos

Vagas: 30

Inscrições: Início de distribuição de vagas 30 minutos antes

Atividade Gratuita


PROGRAMAÇÃO VIVÊNCIAS:

07 de junho (sábado)

10h - Abertura – com Kaká Werá e apresentação musical de Pedro Karaí

11h - Vivência: Caipora - com Márcia Kambeba e acompanhamento musical de Pedro Karaí


08 de junho (domingo)

15h - Vivência – Contação de História – Cosmogonia Kambeba - com Márcia Kambeba e moderação de Kaká Werá (atividade com tradução em Libras)


11 de junho (quarta)

14h30 às 16h30 - Oficina de Grafismo Indígena - com Auritha Tabajara


14 de junho (sábado) – 11h


15h de junho (domingo) –15h - Vivência – Medicina Culinária do Povo Aruan Marajoara - com Tainá Marajoara e moderação de Kaká Werá


18 de junho (quarta)

14h30 às 16h30: Oficina de Filtro dos Sonhos - com o Coletivo Kari


21 de junho (sábado) - 11h


22 de junho (domingo) - 15h


Vivência – Contação de História – Cosmogonia Wapichana - com Cristino Wapichana e moderação de Kaká Werá


Serviço:

[VIVÊNCIAS] Cosmogonias

Local: CAIXA Cultural São Paulo

Endereço: Praça da Sé, 111 (a 200m da Estação Sé do Metrô)

Temporada: de 07 a 22 de junho de 2025

Visitação Exposição Encantados: de terça a domingo, das 8h às 19h

Todas as atividades são gratuitas, sujeitas à lotação do espaço

A participação nas vivências será organizada por ordem de chegada, de acordo com o limite de lotação do espaço.

Classificação indicativa: Livre

Acesso para pessoa com deficiência


Press release by CAIXA Cultural SP


Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital, CareUp, ZTX Lab, Cris Moraes PR e Lumière  Beleza e Estética

Comentários