João Pimenta apresenta em sua nova coleção uma reflexão sobre o design de suas peças e a reinterpretação da modelagem para o corpo masculino.
Desfile de João Pimenta no SPFW - Créditos divulgação |
Com a intenção de dar um novo sentido ao seu trabalho, João explora novos caminhos na modelagem, utilizando-se da Moulage, uma técnica de modelagem tridimensional que consiste em criar moldes de vestuário diretamente em um busto de costura. Trata-se de uma técnica artesanal e intuitiva, permite visualizar o caimento e o volume da peça antes da confecção. Geralmente utilizada no vestuário feminino e agora adaptada às especificidades do corpo masculino.
A coleção questiona o papel da tecnologia na moda, propondo uma reflexão sobre o tempo e a valorização do trabalho manual, afastando-se do imediatismo e da produção em massa. Com uma abordagem atemporal, mistura elementos do passado e do presente, destacando a importância da construção detalhada com um olhar cuidadoso e atento no fazer de cada peça, reforçando a busca por uma moda mais rigorosa e autêntica.
O guarda-roupa masculino ocupa o centro da narrativa, representando uma visão de moda voltada para o futuro, evidenciando a criação de uma modelagem sofisticada com personalidade. Inspirado em elementos clássicos, como gravata, pullover, fraque, macacão, camisa e calças, com cortes modernos, explorando volumes e sobreposições — reinterpretados com uma abordagem não tradicional.
A coleção traz referências clássicas e antiestética transformadas por max ombreiras estruturadas, blazer de um ombro só e calças largas.
A marca busca repensar elementos fundamentais da alfaiataria, como golas, colarinhos, lapelas, mangas, punhos e bolsos, com destaque nas aberturas e fechamentos das peças, ressignificando o seu caimento, resultando em criações que desafiam as expectativas.
Os tecidos são compostos por variantes de linhos, lã fria, lãs em gramaturas variadas, algodão, poliéster, veludos, além dos tecidos remanufaturados. Uma cartela de cores descomplicada que transita entre tons neutros e terrosos: branco, off-white, bege, cáqui, cinza, marrom e verde azulado. Nos pés, sapatilhas, para uma ideia de pé no chão.
"João Pimenta reafirma sua habilidade em transformar conceitos complexos em peças reais."
Ficha Técnica:
Estilo: João Pimenta
Direção: Paulo Borges e Richard Luiz
Styling: Renata Correa
Trilha Sonora: Jonathan Ferr
Beleza: Celso Kamura e equipe SENAC
Moulage: Daniela Nunes
Assistente de Moulage: Mariana Sivieri
Produção Executiva: Felipe Biano
Curadoria Têxtil: Guztavo Beyruth
Consultoria: Rodrigo Rosa
Assistente Técnico: Guztavo Beyruth
Casting: Ed Benini
Fitting: Leonardo Duarte
Guest List: Leonardo Duarte
Design Gráfico: Felipe Biano
Calçado: Jailson Marcos
Corte e modelagem: Márcia Almeida
Pilotagem: Magna Almeida e Maria Dui
Alfaiate: Neide Brito e Noel Silva
Passadoria: Vivalda dos Santos e Roberta (confirmar sobrenome)
Coordenador de Backstage: Ed Benini
Imprensa: Mercedes Tristão
Cenotécnico: LC Cenografia
Filmmaker: Luiz Muniz
Foto: Múcio Ricardo
Óculos: Chilli Beans
Agradecimentos:
Daniela Carlomagno - Renata (confirmar sobrenome) - Adriana Borges Zan - Eliezio Eliezio Araujo - Karina Bottini - Livia Castaldi - Nathalia dos Anjos - Fabiana Costa - Daniela Nascimento - Fausto Junior - Juliana Vieira - Ariane Farrapo - Renata Gallego - Nayla Leme - Odilia Almeida -- Michelle Mattos
Agradecimento Especial:
Marilia Marton - Patrícia Favalle - Richard Luiz - Paulo Borges
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital, CareUp, ZTX Lab, Cris Moraes PR e Lumière Beleza e Estética
Comentários
Postar um comentário